Em 1961, o presidente Eisenhower fez algo incrivelmente corajoso. No seu último discurso público enquanto presidente dos Estados Unidos, alertou para os potenciais efeitos perversos do relacionamento estreito entre as Forças Armadas e a indústria de armamento e tecnologia militar, num alinhamento de interesses e influência do poder político. Esta articulação monumental ficou conhecida como Complexo Militar Industrial

Mas os complexos vieram para ficar, congeminações de interesses, sistemas embuçados de influência política, com vista à manipulação e controle dos mercados.

Convido-vos a escutar The complex of complexes de Seth Godin. Neste episódio, Seth descreve a essência mecânica do Capitalismo, os incentivos, a alavancagem, a competição, o custo-oportunidade, etc. Usando a referência acima citada, desvela outras articulações e distorções do mercado que acontecem nos dias de hoje nos vários sectores, demonstrando com vários exemplos a adoção generalizada, massiva desta lógica monopolista de crescimento perpétuo.

Haverá também um Complexo da Indústria Fotográfica ou um Complexo da Indústria da Arte?