Ensaios
Orgânico
A fotografia na parede corresponde à materialização, à objetivação de realidades preceptivas, subtis, intangíveis. Dá-nos a proximidade e a subtileza do pensamento, da apreciação estética, e devolve-nos o toque.
Transparência
O jardim proporciona um maior ou menor grau de imersão (interioridade), de rutura ou continuidade do tecido urbano. Neste sentido podemos definir transparência como o grau de permeabilidade visual do jardim. Quanto maior a transparência maior consciência temos da cidade, quanto maior a densidade, maior consciência temos do jardim.
Lugar Comum
O fotógrafo deve dirigir a sua pesquisa, o seu olhar não só para si mesmo, não só para o mundo natural objetivo, mas também para aquilo que o liga aos outros, numa rendição ofuscada, evitando permanecer fixado de olhos apagados na sua imagem mental original, fictícia na sua imutabilidade.
Devir
A luz é a substância do fotógrafo, o seu princípio activo criador. Bola de fogo flamejante que acende o dia e que com a noite se extingue. Luz e sombra trocam de lugar numa dança eterna.
Maria Corado
‘O meu percurso tem sido meio em surdina, como muitas vezes digo “sou alguém dos bastidores” que mora e intervém nas “casas interiores e íntimas” dos outros.’
Sobre o espanto
Assente na observação contemplativa, é uma pesquisa sobre o silêncio.
Os argumentos fotográficos articulam-se na permeabilidade das várias camadas de leitura: a estética e a composição, a moldura, a organização do espaço, a ilusão do tempo.
Teatro de Marionetas, II
A Arte não tem uma utilidade, tem um propósito. que se confunde com a própria existência. A obra deve viver na sua dialética intrínseca, na linguagem própria do seu meio específico. Não deve ter uma existência determinista, fechada ou puramente utilitária. Ao fazê-lo limitamos a obra e reduzimos o espectador.
Teatro de Marionetas
A cultura evolui de forma orgânica e é quão mais diversa quanto mais livre. Mas a demanda determinista é também um traço ancestral da Cultura, e o nosso século oferece finalmente tecnologia à altura.
Ciência e Arte
A Ciência foca-se no rigor, no mensurável, na prova, na replicabilidade da experiência. A Arte foca-se no fluir, na perceção, na liberdade expressiva e identitária.