As Crónicas
O Livro
Visita Guiada, uma pesquisa sobre a memória.
Os elementos visuais de um espaço, de uma paisagem, representam um papel fulcral na construção da familiaridade a que chamamos memória. A paleta cromática, a densidade rítmica, a distribuição da forma nos planos vertical e horizontal, assumem em cada lugar a singularidade de uma impressão digital.
metamorfose
A transformação está a ser feita totalmente online, com incrementos diários e sem interromper as publicações semanais. É uma experiência aberta sobre ideias chave da reflexão que aqui vamos desenvolvendo nomeadamente sobre plasticidade e forma. Tem também eventualmente uma vertente de entretenimento que espero apreciem e sigam com curiosidade.
A fotografia e outras fábulas
A crueza objetiva dos factos, a perceção e a construção mental, a narrativa, revelam-se (na fotografia como noutras fábulas da condição humana, da construção social) como pontos nodais de uma mesma arquitetura a que chamamos Cultura.
Mumler
Estávamos na década de 1860, momento fervoroso do Espiritismo nos Estados Unidos (movimento que acredita ser possível a comunicação com os mortos). Por brincadeira, Mumler partilhou a fotografia com os amigos e esta acabou publicada em jornais Espiritas. Mumler começou então a ser abordado por pessoas que lhe pediam que tirasse o seu retrato na esperança de um contacto visual com os seus defuntos.
Âmbar
Estas duas imagens vêm reforçar uma linguagem lumínica que venho experimentando pontualmente e que deverei desenvolver num projeto próximo.
Cinco
As sessões centraram-se na rotina pedagógica e terapêutica dos alunos. Numa fase posterior, foi proposta aos pais uma visita ao domicílio, a que graciosamente acederam, permitindo-nos um vislumbre do seu espaço privado, no seio da família primeira.
Praça do Império
Em fotografia o lugar é o ponto de encontro entre a mente e o corpo. E é lá que pretendo estar para vos continuar a trazer (e a mim próprio) estes pedaços de tempo regatados ao fluir devorador.
Jardim Urbano
Retomo esta semana o ensaio sobre o jardim urbano iniciado em 2015 e que venho intercalando com outros projetos. Nas últimas semanas evoluí na edição, mas quero ainda fotografar os jardins restantes da lista que retirei do site da Câmara Municipal de Lisboa onde constam todos os jardins e parques da cidade. Este ensaio deverá integrar a trilogia temática que apresentarei em meados de 2021.